Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Editorial - por Miguel Viana
Publicada em 03/12/14 as 11:54h - 497 visualizações
EDITORIAL - 03 de dezembro de 2014
CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE MUDA O NOME DO FORRÓDROMO PARA CENTRO DE RECREAÇÕES ROGÉRIO CARDOSO E O QUE MUDARÁ MESMO NAQUELE ESPAÇO?

Rádio Mar Azul FM 104,9


 (Foto: Rádio Mar Azul FM 104,9)

    A Câmara de Vereadores de Estância aprovou, recentemente, Projeto de Lei da lavra atenta do vereador José Domingos Machado, Dominguinhos do PT, cujo objetivo é a denominação de "Centro de Recreações Pedro Rogério Cardoso Barbosa" o Forródromo Governador João Alves Filho revogando a Lei nº 876 de 01 de julho de 1994 que se determinava a homenagear fixando a titulação do espaço com o nome do atual prefeito de Aracaju.

      A iniciativa tem dois elevados méritos. O primeiro de, cumprindo a legislação em vigor, retirar do espaço a referência denominativa a alguém que ainda está vivo e em pleno exercício do poder de mando senão direto, por simetria de identidade política, indireto. Sergipe, e não só Estância, é um acinte obeso e hemorrágico à legislação nesse quesito anticonstitucional! O segundo mérito é o de, evidentemente, fazendo justiça de história e deferência ao valor do conjunto da obra/homem àquele que, sem dúvida, entre os estancianos e, aliás, entre todos os sergipanos, foi um dos poucos a galgar na seara da música de viés popular um lugar de destaque na mídia e no gosto nacional, depois de nomes como José Augusto e João Melo. Não custa na mesma balada lembrar que Rogério, além de artista que construiu uma caminhada de êxito e reconhecimento, deu enorme contribuição para a projeção dos Festejos Juninos de Estância e do Estado, sendo inclusive Secretário de Cultura de Areia Branca na administração de Ascendino Sousa, como destaca o vereador Dominguinhos na justificativa ao seu ato legislativo.

         Bom seria mesmo que, sancionando o projeto, que vai do curso do Legislativo para a sua mesa, o Prefeito Carlos Magno, que na época da polêmica idealização e construção do forródromo era deputado estadual, fizesse cumprir, através de atos e esforços de gestão, os objetivos constantes no memorando descritivo de engenharia e arquitetura que fundamentava a necessidade e finalidade do espaço, ou seja, o de, além de servir para os festejos juninos ser instrumentalizado para o uso integral e ininterrupto como multidimensional parque de eventos e de instalações esportivas, educacionais e culturais, já que, não cumprindo estas funções e só sendo utilizado rara e esporadicamente, passa por um processo imediato de depreciação ( servindo de espaço para práticas que andam na contramão absoluta do seu objeto!) e a cada ano precisa de largos investimentos na sua recuperação para atender à demanda das celebrações festeiras de junho e, passadas, estas entre em novo ciclo de profanação física e semântica! Tudo isso representando que os investimentos realizados vão literalmente para o lixo físico e moral sem que se indignem com isso a sociedade ou o Ministério Público dentro das suas funções elementares... 

          Que a homenagem a Rogério sirva para incitar, provocar e fazer o poder público torná-la mais harmônica e intensa dando ao espaço que se utilizará das suas referências imateriais a dignidade funcional e resolutiva para a qual os estancianos aguardam que seja efetivada para além do sonhado e pouco reclamado a pulmões de ressonância amplificada.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Domingo com Roberto com Edivaldo Soares (Inan) - Toque no passado / Domingo com Roberto
Peça sua Música

  • camille goes
    Cidade: rio de janeiro
    Música: Anormais-Brunno Carvalho
  • Elison
    Cidade: Brasilia
    Música: Talismã, Geraldo Azevedo e Alceu Valença
  • silvia coutinho
    Cidade: sobral
    Música: Barreiras - brunno carvalho
  • Rodrigo
    Cidade: Aracaju
    Música: Tapioca - Rodrigo Peninha
  • Naiara
    Cidade: Estância
    Música: Henrique e Juliano Mãe o nome da música
  • Dionea Benaion
    Cidade: Manaus
    Música: Minha maior alegria- Cleiton Saraiva - CD Em ti é meu lugar
Parceiros

Copyright (c) 2017 - Rádio Mar Azul FM 104,9 - Todos os direitos reservados